quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Como Planejar uma DIT

DIT - Directory Information Tree (Árvore de Informação de Diretórios)

É possível fazer um diretório LDAP servir para muitas aplicações numa organização. Esta tem sido uma vantagem de reduzir esforços necessários para manter os dados, mas significa que o layout deve ser planejado muito cuidadosamente antes de iniciar sua implementação.

Diretórios LDAP são estruturados como uma árvore de entradas, onde cada entrada consiste de um conjunto de pares (atributos/valores) descrevendo um objeto. Estes objetos são freqüentemente pessoas, organizações, e departamentos, mas podem ser qualquer coisa. Schema é um termo usado para descrever uma forma de um diretório e as regras que descrevem os conteúdos.

Um plano é proposto para o layout da árvore de diretórios (DIT), com ênfase principalmente em evitar a necessidade de uma reorganização posterior. Isto envolve separar cuidadosamente os dados que descrevem pessoas, departamentos, grupos e objetos específicos de aplicações. Uma simples técnica para definir as entradas é mostrada, baseando-se no uso de classes de objetos locais. Os efeitos dos tipos de schemas são mostrados e a performance é discutida. Alguns "problemas" e "pontos de falha" são apresentados, baseados em recentes experiências de consultoria.

Tá gostando desse texto? Então veja mais no DesignDeUmaDIT.pdf

Nenhum comentário: